Siga por e-mail

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dart Sedan 71 vermel ... opssss ... verde fronteira ....

Caros,

Há 6 anos atrás comprei esse Dart Sedan 71 automático do meu amigo Alfonso. O destino dele não era dos mais promissores: a mecânica talvez fosse usada num Hot, já havia candidatos a várias das raras peças deste Dart 71 super completo, automático e com ar condicionado.

Mas o Alfonso, sensível aos meu argumentos, me passou o carro.

E eu, que tanto custei para convencê-lo, guardei o carro num canto do "Galpão UTI" por longos 6 anos ...



Sarcófago onde repousou os últimos 6 anos aguardando a vez na fila ... 

No post de 29/maio/2012 eu cito esse carro num texto angustiado sobre a longa fila de restauração :

Mas disse o ditado que quem espera sempre alcança e, há 15 dias atrás, ele saiu ao livre ... Tomou uma bela ducha e posou pimpão para as fotos abaixo:







Foi levado para ser demontado antes de ir para a oficina. A primeira curiosidade na desmontagem , era saber se apareceria o verde fronteira original !

Quando comprei esse carro tinha certeza que se tratava de um Dart Vermelho Etrusco. Passaram se alguns anos para que um dia, olhando a plaqueta dele, vi que o carro era na verdade Verde Fronteira.

Verde fronteira que logo se mostrou presente no início da desmontagem:


O lindo verde fronteira por baixo do vermelho ketchup ... Quem faria uma troca de cores dessa ???

Em processo de desmontagem

O interior da porta, virginalmente verde !



V3 = Verde fronteira ....

Nunca tinha saído do lugar ....

Depois da desmontagem, um passeio de 150 km levando vento na cara, até a oficina onde será feita a funilaria e pintura ... daí ele só saí verde !!!!


Abraços,

Badolato


A polêmica grade do SE 1975

Caros,

Daqui a alguns meses completar-se-ão 40 anos da apresentação da Linha Dodge 1975. Mesmo transcorrido todo esse tempo, ainda aparecem algumas dúvidas, algumas polêmicas ...

Desta vez me refiro à grade do Dodge SE 1975, bem no momento em que estamos finalizando a restauração do exemplar do museu.

Até muito recentemente as únicas imagens de época que tínhamos dos SE 75 eram as do folder de lançamento da Linha 1975 e duas da revista Gran Prix, que mostravam os lançamentos do mercado para 75.

As fotos da revista Gran Prix, todavia, mostrava o carro apenas de lado e de traseira.


Já o catálogo era explícito, mostrava o SE amarelo de frente, com a grade bipartida horizontalmente, exatamente a mesma dos SEs 73 e 74.


Se a foto era explícita, o texto era confuso: na quinta linha lê-se "Agora sua grade está toda preta. com friso envolvente na cor da carroçaria".... Ué ??? Mas ela sempre foi toda preta e com friso envolvente na cor da carroceria !!!

Bom, a grade do SE 75 ser a mesma do SE 74 fazia sentido: Em 73 a Chrysler usava as lanternas do SE 72 no SE 73 ... Ou seja, o SE (que era mais barato do que o Dart básico) tinha que ser "empobrecido" .... E isso ficou como verdade absoluta, até recentemente.

Eis que surgem (inicialmente no livro do Pagotto & Rogério, posteriormente em outra tomada e melhor resolução) fotos do Salão de 1974, apresentando o SE 75 ... Com grade de 75 !


Caramba, que nó ... Pouco antes haviam aparecido fotos de fábrica do SE 75, numa praia, com grade de 74 também ...


São poucas as fotos de época de carros razoavelmente originais. E duvido que apareçam mais muitas fotos de época de carros 0km, afinal foram apenas 95 carros produzidos... 

                          

Difícil dizer o que está certo e o que está errado. Hoje eu diria que tanto com a grade do 74 como com a do 75 está certo.

E nesse meio tempo o Matheus, que teve um SE 75 com grade de 75, fez o primeiro teste de estrada do nosso ressuscitado SE. Montou com a grade de 75, vamos ver se eu me acostumo com ela ....



video


Parece filme de época não ? kkkk

Ainda faltam os bancos, as faixas e mais alguns detalhes. Mas depois de décadas voltou a andar !

Abraços,

Badolato

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quando não acontece nada ...

Caros,

Restauração de carro antigo tem horas que parece que para ... Na verdade não para, mas anda tão devagar que a gente não vê progresso ....

Como eu sempre toco algumas restaurações em paralelo, sempre tem alguma novidade ...

Mas dessa vez não ... Tá tudo meio enroscado mesmo ....

GTX vernelha em final de montagem, SE 75 em montagem, RTs 80 parados, RT 78 esperando pintura ...

Tem que ter muita paciência ... Espero ter novidades em breve ...

Abraços,

Badolato