terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os sucessores do Dodge Dart e Plymouth Valiant: Dodge Aspen e Plymouth Volare

Caros,

Já que o Duster 79 chegou, segue alguma informação sobre os sucessores do Dart (e Valiant): Aspen e Volare ...

Em 1976 a Chrysler apresenta (na verdade no final de 75, como linha 76) a nova carroceria que substituiria os A-body: os F-body ! Na versão Dodge, o Aspen, e na versão Plymouth, o Volare.

Para a linha 76 a Chrysler manteve o sucedido junto com o sucessor, neste folder da linha 76 se vê o Dodge Dart junto com o Dodge Aspen:


O carro vinha em 3 versões de carroceria: Um elegante coupé, um sedan bem tradicional e uma perua meio sem graça.

Abaixo o Aspen Coupé 1976, primeiro ano de produção:

E abaixo um Aspen Sedan, numa bela configuração saia e blusa que dá um atrativo a mais ao carro. Notem também as calotas que foram utilizadas nos nossos Le Baron. 



O Aspen tinha a difícil missão de susbtituir o confiável Dodge Dart e foi lançado como o carro da família do futuro. O carro realmente era muito moderno para a época.

Porém nem tudo foram flores ... Da mesma forma que a Chrysler do Brasil fez com o Dodge 1800, o lançamentodo Aspen / Volare foi um pouco precipitado, e os primeiros carros apresentaram muitos problemas ... Os problemas foram sanados nos meses seguintes, mas em 1977 veio a cajadada no cofre da Chrysler ... Um recall de todos os Aspen / Volare para troca dos paralamas dianteiros que estavam precocemente enferrujando !!!!!!!!! Imagina substituir e pintar centenas de milhares de paralamas !



Mas o carro era tão bom, tão moderno, que conseguiu superar estes problemas iniciais e o carro foi então um sucesso. Mas, impressionante mesmo, era o numero de combinações possíveis entre cores, interiores, motores, rodas, frisos ... É difícil ver um Aspen / Volare igual ao outro !!! Quase igual hoje, em que a miríade de opções de outrora resumem se hoje a duas: prata ou preto ????

Ainda em 77 o Aspen ganha um opcional muito bacana, o T-roof, abaixo em um modelo 1978. Demais não ? 



Interiores coloridos, pintura em dois tons, opera windows, enfim ... muitas opções !

Por fim o Aspen podia também ser um esportivão que enfrentava os Camaros da época de igual para igual ... O Super Coupe e o R/T, com motor 360 e 8.5 /1 de taxa eram muito interessantes:



Comparação com Camaro e Corvette:

Car (with automatic)                                    0-60            1/4 mile Top Speed*


1978 Volare Kit Car 360-4                          7.3 sec           15.9 @ 88 111

1978 Aspen Super Coupe 360-4                  8.1 sec           16.7 @ 85 108
1977 Aspen 360-2 HD                                 8.6 sec           17.4 @ 86.1 115

1977 Camaro Z28 350-4                              8.6 sec          16.3 @ 83.0 105

1977 Corvette L82 350-4                             8.8 sec          16.6 @ 82.0 n/a
1977 Trans Am 400-4                                  9.3 sec           16.9 @ 82.0 110

1977 Volare 318-2 HD                              10.7 sec           18.2 @ 74.4 106




Enquanto isso, na Plymouth Division, o F-Body era o Volare. Se os Plymouth eram mais simples, também eram ainda mais ousados, principalmente nas séries mais exclusivas, que ressuscitaram nomes míticos da marca, como Road Runner e Duster.

Abaixo um Volare Coupé 78, com as calotas que foram utilizadas nos Magnum brasileiros ...



Abaixo o Volare Road Runner, com os grafismos da lataria reproduzidos nos bancos !!!!



E nessa linha de exclusividade é que resolvi trazer o nosso Duster 79 ... Até hoje não achei outro nesta configuração: prata com interior vinho, com a parte inferior da carroceria vinho, opera windows e rodas Magnum !!! Ah, e para matar apenas 5.600 milhas rodadas ... 




Aqui os invocados Road Runner e Super Coupé 78 ... Como se vê, opera windows, capô preto fosco, grafismos exóticos ... Muita coisa legal nestes carros ...




Mas como tudo que é bom um dia acaba, e 1980 a Chrysler deu um chute para fora do estádio com uma pavorosa frente com farol quadrado, que marcou o último ano dos F-body ... Na minha modesta opinião, são bem feios ...

Nas fotos um Aspen 80 e um Duster 80 ....




O interessante é que estes carros que substituíram nossos Dart nunca foram cogitados por aqui ... Foram produzidos também no México e na Colômbia ... No México, curiosamente, o carro continuou chamando Dodge Dart !!

O F-body foram substituídos pelos K-car, mas uma versão da F-body rebatizada de M-body permaneceu viva nos Dodge Diplomat até 1989 ....

De 1976 a 1980, pasmem, 1.847.840 Aspen / Volare foram vendidos ... Isto é 20 vezes mais do que a Chrysler do Brasil produziu aqui de 1969 a 1981 !!!!

Abraços,

Badolato

2 comentários:

  1. E ai Badolato, tudo bem ?? Cara recebeu as fotos dos Dodges que tirei aqui no México tem um punhado de modelos diferentes que vc pode postar por aqui pra galera ver !

    Abraço

    Edu

    ResponderExcluir
  2. Do catálogo em questão,todos são maravilhosos!!Mas como sou muito chegado nos full size,ficaria com o Monaco!!!!!!

    ResponderExcluir