Já que o Duster 79 chegou, segue alguma informação sobre os sucessores do Dart (e Valiant): Aspen e Volare ...
Em 1976 a Chrysler apresenta (na verdade no final de 75, como linha 76) a nova carroceria que substituiria os A-body: os F-body ! Na versão Dodge, o Aspen, e na versão Plymouth, o Volare.
Para a linha 76 a Chrysler manteve o sucedido junto com o sucessor, neste folder da linha 76 se vê o Dodge Dart junto com o Dodge Aspen:
O carro vinha em 3 versões de carroceria: Um elegante coupé, um sedan bem tradicional e uma perua meio sem graça.
Abaixo o Aspen Coupé 1976, primeiro ano de produção:
E abaixo um Aspen Sedan, numa bela configuração saia e blusa que dá um atrativo a mais ao carro. Notem também as calotas que foram utilizadas nos nossos Le Baron.
O Aspen tinha a difícil missão de susbtituir o confiável Dodge Dart e foi lançado como o carro da família do futuro. O carro realmente era muito moderno para a época.
Porém nem tudo foram flores ... Da mesma forma que a Chrysler do Brasil fez com o Dodge 1800, o lançamentodo Aspen / Volare foi um pouco precipitado, e os primeiros carros apresentaram muitos problemas ... Os problemas foram sanados nos meses seguintes, mas em 1977 veio a cajadada no cofre da Chrysler ... Um recall de todos os Aspen / Volare para troca dos paralamas dianteiros que estavam precocemente enferrujando !!!!!!!!! Imagina substituir e pintar centenas de milhares de paralamas !
Mas o carro era tão bom, tão moderno, que conseguiu superar estes problemas iniciais e o carro foi então um sucesso. Mas, impressionante mesmo, era o numero de combinações possíveis entre cores, interiores, motores, rodas, frisos ... É difícil ver um Aspen / Volare igual ao outro !!! Quase igual hoje, em que a miríade de opções de outrora resumem se hoje a duas: prata ou preto ????
Ainda em 77 o Aspen ganha um opcional muito bacana, o T-roof, abaixo em um modelo 1978. Demais não ?
Interiores coloridos, pintura em dois tons, opera windows, enfim ... muitas opções !
Por fim o Aspen podia também ser um esportivão que enfrentava os Camaros da época de igual para igual ... O Super Coupe e o R/T, com motor 360 e 8.5 /1 de taxa eram muito interessantes:
Comparação com Camaro e Corvette:
Car (with automatic) 0-60 1/4 mile Top Speed*
1978 Volare Kit Car 360-4 7.3 sec 15.9 @ 88 111
1978 Aspen Super Coupe 360-4 8.1 sec 16.7 @ 85 108
1977 Aspen 360-2 HD 8.6 sec 17.4 @ 86.1 115
8.6 sec 16.3 @ 83.0 105
1977 Corvette L82 350-4 8.8 sec 16.6 @ 82.0 n/a
1977 Trans Am 400-4 9.3 sec 16.9 @ 82.0 110
1977 Volare 318-2 HD 10.7 sec 18.2 @ 74.4 106
1977 Camaro Z28 350-4
Enquanto isso, na Plymouth Division, o F-Body era o Volare. Se os Plymouth eram mais simples, também eram ainda mais ousados, principalmente nas séries mais exclusivas, que ressuscitaram nomes míticos da marca, como Road Runner e Duster.
Abaixo um Volare Coupé 78, com as calotas que foram utilizadas nos Magnum brasileiros ...
Abaixo o Volare Road Runner, com os grafismos da lataria reproduzidos nos bancos !!!!
E nessa linha de exclusividade é que resolvi trazer o nosso Duster 79 ... Até hoje não achei outro nesta configuração: prata com interior vinho, com a parte inferior da carroceria vinho, opera windows e rodas Magnum !!! Ah, e para matar apenas 5.600 milhas rodadas ...
Aqui os invocados Road Runner e Super Coupé 78 ... Como se vê, opera windows, capô preto fosco, grafismos exóticos ... Muita coisa legal nestes carros ...
Mas como tudo que é bom um dia acaba, e 1980 a Chrysler deu um chute para fora do estádio com uma pavorosa frente com farol quadrado, que marcou o último ano dos F-body ... Na minha modesta opinião, são bem feios ...
Nas fotos um Aspen 80 e um Duster 80 ....
O interessante é que estes carros que substituíram nossos Dart nunca foram cogitados por aqui ... Foram produzidos também no México e na Colômbia ... No México, curiosamente, o carro continuou chamando Dodge Dart !!
O F-body foram substituídos pelos K-car, mas uma versão da F-body rebatizada de M-body permaneceu viva nos Dodge Diplomat até 1989 ....
De 1976 a 1980, pasmem, 1.847.840 Aspen / Volare foram vendidos ... Isto é 20 vezes mais do que a Chrysler do Brasil produziu aqui de 1969 a 1981 !!!!
Abraços,
Badolato
E ai Badolato, tudo bem ?? Cara recebeu as fotos dos Dodges que tirei aqui no México tem um punhado de modelos diferentes que vc pode postar por aqui pra galera ver !
ResponderExcluirAbraço
Edu
Do catálogo em questão,todos são maravilhosos!!Mas como sou muito chegado nos full size,ficaria com o Monaco!!!!!!
ResponderExcluir