Siga por e-mail

sábado, 29 de outubro de 2011

Update de Restauração - Charger LS 73, Charger R/T 73 e Charger R/T 72

Caros,

Um rápido update geral nas restaurações.

O Charger LS 73 turquesa aquarius está entrando na reta final de montagem. Nesta próxima semana o motor deve voltar para o carro, enquanto o vinil também deverá ser colocado e o carro definitivamente fechado.

Os bancos deste carro, por incrível que pareça, devem estar prontos há uns 5 anos. É que um amigo que tem um LS 73 zerado mandou os bancos do carro dele para dar uma revisada e eu aproveitei que eles estavam na tapeçaria para já gabaritar os deste carro. Ou seja, finalmente os bancos devem voltar para o carro assim que o parabrisa e o vigia forem colocados.

O painel está com o Fábio Jonas, que logo deve me enviar .... Conseguimos um câmbio para ele e agora realmente falta muito pouco.


Enquanto isso na funilaria, o R/T 73 vermelho índio já está passando pelas cirurgias iniciais ... 



Estamos colocando o que há de melhor neste carro: capô 0km, assoalho de porta malas novo.


Já o assoalho interno do carro tem ótima estrutura, vai apenas ter as bandejas internas trocadas, que aliás já estão prontas ...


Já o R/T 72 xavante está com a suspensão traseira pronta, diferencial revisado e colocado. O berço da suspensão dianteira foi recuperado e já está no lugar ... Logo o carro sai dos cavaletes e começará a ser montado ...



Ainda falta o câmbio 4 marchas deste R/T 72 ... Quem tiver um em bom estado e quiser vender por um precinho camarada, por favor entre em contato.

Abraços,

Badolato

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Dodge SE do Gugu

Caros,

O lindo Dodge SE 72 verde tropical das fotos a seguir não é do Museu, mas do nosso amigo Gugu ...

O Gugu é caipira, mora em sítio, cria boi, cria vaca, cria galinha, cria ovelha .... As vezes corre atrás das ovelhas também ....

Ultimamente o Gugu anda meio cansado de tocar vaca, então às vezes ele põe o SE no pasto e vai com ele fazendo o pastoreio bovino ...  Bota o berrante pra fora da janela e vai ... Bôeeee ... bôeeeeee ....

E assim os dias passam no bucólico campo ...

Hoje ele comprou uma máquina "digitar", daquelas que "num vai firme" e fez as fotos abaixo ... Não é que o Gugu dá bem para fotógrafo ?????

Abraços,

Badolato 










GTX montando, Verona enfaixado, Fenix acertado e o Dart do Irã !

Caros,

Estou trabalhando que nem um cavalo velho, porisso o atraso nas postagem ... Mas vamos lá !

1) GTX Vermelho Indianapolis

Consegui as borrachas do parabrisa e do vigia bem como um jogo de canaletas e pestanas NOS (0 km, de estoque antigo, originalíssima) ! Ou seja, finalmente vamos "fechar" o carro.

O carro foi polido e está lindíssimo.

Foi colocado o parachoque traseiro 0km e original (cromo de época). Com isso o GTX vai tomando forma ...


Sempre quis levar esse GTX quando pronto para o ex-dono ver. Afinal ele ficou quase 40 anos com o carro e adorava ele ... Mas não sei se vai ser bom para o coração do homem não ... É capaz de ele ter um treco ...

2) Charger R/T 78 Vermelho Verona

Depois de muitas indas e vindas, meu xará Alexandre Mesquita topou o desafio de fazer as faixas do R/T 78 .... Eu tinha uma faixa 0km do paralama traseiro. Tiramos o gabarito do paralama dianteiro de um outro R/T 78 com faixas originais e fomos a luta ...

O resultado se vê abaixo !



3) Charger R/T 72 Cinza Fênix

O fênix passou por acertos mecânicos e elétricos, além de ganhar o escapamento novo. Está praticamente perfeito ... Falta a cebolinha da temperatura e achar uma bóia do tanque do painel até 1972 .... Ah, e resolver o problema da catraca do banco do motorista que insiste em cair quando sentamos. Tá quaaaaaaaaase pronto .... 




4) Fan page do Museu no Facebook e o Dodge Dart do Irã

Criei uma fan page do Museu no Facebook, vejam em:


Rapidamente passamos de 2.000 seguidores !!! Fenômeno de audiência .. kkkk

Alguns seguidores mandaram fotos de Dodge, mas um deles mandou uma foto que me chamou muita atenção: um Dodge Dart 68 preto, num lugar, digamos, exótico ...

Perguntei para o cidadão de onde ele era e onde estava aquele Dart. Resposta ??? Teerã, capital do Irã !!!


Já vi Dodges Darts em tudo quanto é lugar do mundo, mas no Irã eu não esperava ... E olha que carro estiloso !!!

O Dart realmente foi um carro que marcou época e se espalhou pelo mundo, angariando admiradores pelos 4 cantos ...

عصر به خیر من دوستان,

Badolato


PS - Agrdecimento ao Pedrão Mopar Forever que me ajudou com a saudação em Farsi 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Como tem burro no mundo ...

Foto auto explicativa ...

Abraços,

Badolato

terça-feira, 11 de outubro de 2011

GTX bronze turbina

Caros,

Impressionante o poder da informação e desta tal de internet ...

Eu sempre quis ter um GTX ... Minha preferência era por um Azul LeMans, carro que me trouxe da maternidade no já semi-longínquo ano de 1970 ... mas poderia ser uma Vermelho Indianápolis também ...

O que eu não sabia, e fiquei sabendo de uns 7-8 anos para cá apenas, é que haviam mais 2 cores disponíveis para os GTX: Verde Interlagos e Bronze Turbina ...

Essas duas cores eram absolutamente desconhecidas para mim, não tinha lembrança de tê-las visto ... Todas as minhas lembranças eram de GTX vermelhas e azuis ... Na literatura (propagandas e testes de época) só existe registros da vermelha ...

Achando que seria muito difícil ter um GTX (ou uma, cada um chama de um jeito), em 2004 eu comprei uma Regente 69 branca ... Bem original, consegui o motor Emi Sul e trouxe ela de volta à originalidade completa ...

Mas por um capricho do destino, há uns 5 anos atrás me falaram de uma GTX vermelho indianapolis no bairro do Capão Redondo, com o mesmo dono desde 1971 ... Fui ver o carro ... Estava desmontado, o dono não venderia .. Um ano depois ele mudou de idéia e fui buscar o carro e uma tonelada de peças que o acompanhavam ...

Um ano depois me aparece uma GTX azul Le Mans, cuja história daria um livro ... Levou cerca de um ano para conseguir trazer ela para a oficina e hoje está prestes a ser pintada ...

Aí eu achei que a coisa tinha terminado, aliás já tinha ido longe demais ... Um Regente e 2 GTX já dava internação fácil ...

Porém o Marcelo do http://www.simca.com/ cogita em vender a GTX Verde Interlagos dele ... Era (e ainda é) a única sobrevivente desta cor que tenho conhecimento ... Tive que fazer umas manobras aqui e abraçar ela também ...

Bom, aí eu coloquei um post neste blog dizendo que agora só faltaria a Bronze Turbina mesmo ...

No último Mopar Nationals tive o prazer de conhecer o Maurício Silveira, padrinho do R/T 72 cinza fênix cuja restauração foi objeto de alguns posts do blog ... Conversando com ele, me contou que ao voltar de trem do trabalho para casa, avistava um GTX bronze turbina parado numa oficina ...

Achei muita coincidência e pede para que ele investigasse ... Não deu outra ... Não só era um GTX bronze turbina, como um dos GTX mais zero que já vi até hoje ...

O Maurício entrou em contato com o dono, uma semaninha de negociação e o carro veio para São Paulo, não sem antes passar uma semana na casa do Maurício descansando aos cuidados dele para a viagem que faria de volta às terras de Piratininga, onde um dia fora montada ...

Não vou postar as fotos dela aqui, afinal o Maurício já fez um belo de um post no Blog dele:

http://showroomimagensdopassado.blogspot.com/

O carro tinha uma história que desde o princípio eu achei meio fantasiosa, de que o primeiro dono do carro havia sido o ex-governador Leonel Brizola ... Oras, se o cara esteve no exílio de 1964 a 1979, como é que poderia ter tido um carro aqui, em 1969 ??? Vieram algumas explicações, que ainda não me convenceram, mas estamos (o Maurício principalmente) investigando ...

Novamente o poder da informação, a partir do post do Maurício, tivemos contato com o Luís Mello Sampayo, morador de Rio Grande que conheceu a GTX desde 0km ... Com os contatos dele conseguiu um histórico de registro desse carro desde 18/09/1970, data em que foi registrada em nome de Ayres de Jesus Torres, com as placas número 306567 de Rio Grande-RS ... Ou seja, a história continua desconhecida de 1969 até setembro de 1970...

Mas o mais legal foram as fotos que o Luis mandou, inclusive uma de Rio Grande, provavelmente em 1970 ... Viagem total .. Ver um carro que está hoje na sua garagem numa foto de época quando era quase 0km há mais de 40 anos atrás ...

Seguem algumas fotos:

Pronto para vir para São Paulo, na garagem do Maurício. Os faróis de milha são originais e um dos 2 únicos opcionais do GTX (o outro eram as falsas entradas de ar no capô)

Em 1997 ... Muito inteiro ...

E a melhor de todas: em Rio Grande-RS, em 1970 ...

O carro está em São Paulo, vai passar por uns acertinhos de pintura, de detalhes ...

Em breve fotos do GTX pronto ... E também dos irmãos coloridos sendo recuperados ...

Eu considero os GTX um dos carros mais interessantes da história da indústria automobilística brasileira ... É praticamente um ensaio que a Chrysler fez para os Charger R/T: a versão esportiva do carro normal, com faixas adesivas 3M, com cores exclusivas, com câmbio Clarck 4 marchas no assoalho e console, com bancos dianteiros reclináveis (até o fabricante é o mesmo), volante WalRod e uma sigla trazida de um modelo americano esportivo ....

Abraços,

Badolato

PS - Faltou a foto dos colaboradores do resgate da GTX ... Valeu pessoal !



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atualização geral das restaurações ...

Caros,

Segue uma atualização geral / fotográfica dos carros em processo de restauração.

1) Charger R/T 72 cinza fênix e Charger R/T 71 amarelo boreal

Enquanto o cinza fênix passa pelos últimos acertos mecânicos, o amarelo boreal (a 50 cm de distância) tem a sua mecânica sendo montada ...

É uma coisa louca ver esses carros enfileirados e lembrar o estado que se encontravam quando chegaram ... 



Nesse dia os meninos receberam a visita do irmão mais novo, que foi para a oficina para a primeira troca de óleo, com 10.000 km rodados ... Uma confusão de cores,  faixas e R/Ts ...


Enquanto isso, do outro lado da metrópole, o Charger LS 73 turquesa aquarius já havia sido polido e continua em processo de montagem.

Preciso de um câmbio 4 marchas em bom estado com preço camarada, de preferência em São Paulo ou adjacências ... Alguém ?




Ao mesmo tempo o Charger R/T 72 vermelho xavante está sendo lixado com água, parte do processo de polimento do carro, que também terá a montagem iniciada em breve ...

Esse carro ficou espetacular. Ontem fiquei alguns minutos mudo, olhando o carro, os detalhes, o alinhamento ... Tem tudo para ser um dos melhores carros que já restauramos. O motor matching numbers dele já foi todo refeito e só falta ser pintado para voltar para o carro. 



Aguardando a vez de pintar (antes dela ainda vamos pintar o R/T 78 vermelho verona de um grande amigo meu), está a GTX azul Le Mans... Com funilaria pronta e linda, alinhadíssima, ela é um dos carros que escapou por muito muito muito muito pouco do fim ...


Não é fácil manter estas obras todas rodando ao mesmo tempo, é preciso um planejamento e uma dose de sacrifício absurdo ... Principalmente financeiro ... E quando parecia que o orçamento do mês estava fechado, eis que o carteiro trás uma conta inesperada ....


Pelo menos o R/T 77 ficou fotogênico na foto ...

Abraços,

Badolato

Próximos Posts: GTX bronze turbina, Cores Chrysler 1979