Siga por e-mail

sábado, 26 de março de 2011

Dart Swinger 74

Caros,

Mês passado chegou aqui em São Paulo uma das nossas últimas descobertas feitas nos EUA, um Dart Swinger 74 com apenas 10.000 milhas ....


O carro foi comprado do inventário do primeiro dono e ficou 18 anos guardado numa garagem sem funcionar ...

O carro tem pintura toda de fábrica, sem retoques e praticamente sem defeitos ... Ainda vai ganhar um polimento, mas do jeito que está já impressiona. O teto de vinil, na exata cor do carro, é impecabilíssimo e não tem um única bolha por baixo.



O interior, na opção gold, é imaculado e não tem um único defeito .. Impressionante.


O motor tem pintura de fábrica, com alguns descascadinhos... Precisamos trazer um cilindro mestre e um hidrovácuo novo, pois os que vieram no carro simplesmente travaram com tanto tempo sem atividade.



Para 1974 a Chrysler apresentou essa traseira "nova" para os Dart, a mesma que tivemos aqui nos Magnum e Le Baron 79-81, aposentando de vez aquela traseira antiga cujas lanternas vinham embutidas no parachoque, que, para o meu gosto eram meio feias ...


Outra coisa que sofreu com o tempo que o carro ficou parado foi o tanque de combustível .... Ele foi enferrujando e ao passar a mão nele, a mão saia levemente úmida, de gasolina que estava atravessando a parede ! Não teve jeito ... Um tanque americano 0km foi para o carro e combinou bem com o estado geral do carro ...

Interessante é que o carro utiliza o mesmo tanque que os nossos Dodges "antigos" usavam. O tanque grande, e consequentemente o assoalho do porta-malas dos nossos 79-81 foram desenvolvidos aqui no Brasil, por conta do esquema maluco de fechamento dos postos aos finais de semana, imposto pelos nossos brilhantes administradores !!


Ou seja, tivemos que fazer um investimento para deixar o meninão em ordem de marcha ... Os pneus são de fábrica ainda, com os sulcos praticamente novos, mas um pouco ressecados ... Se o carro fosse ser utilizado para viagens, certamente estes pneus teriam que ser trocados por novos e guardados ...

Alguns detalhes são muito interessantes, com o vidro já sem os quebra-ventos, que não chegou por aqui ... Os Opalas, só como comparação, só perderam os quebra-ventos em 1991 !!!

É mais um carro a integrar o acervo do Museu ... Esse foi fácil, não precisou de funilaria, pintura, correr atrás de peças, nada ... A única coisa difícil foi arrumar dinheiro para pagar os impostos do processo de importação ...

Abraços,

Badolato

PS - Atingimos 200 seguidores do Blog hoje ... Viva !!

11 comentários:

  1. Parabéns pela bela aquisição. Eu achava que a frente bicuda e a traseira dos carros de 79/81 brasileiros eram criação do Celso Lamas.

    ResponderExcluir
  2. Maurício,

    O Lamas fez a frente do Magnum, Charger e do Le Baron em cima deste carro, exatamente o 1974-76 ...

    A do Dart era de lá ... A idéia era justamente diferenciar os top do Dart básico, como já acontecia até 1978 com a frente com "óculos" no Charger / Gran Sedan ...

    Abraços,

    Badolato

    ResponderExcluir
  3. Mais uma sensacional aquisição, Alê !!!
    Quando vi as fotos desse Swinger pela primeira vez fiquei muito impressionado com o estado geral dele, e só fico imaginando o que deve ser andar com essa raridade...
    Vai fazer uma bela presença ao lado dos nossos queridos Darts Bicudos, até a famosa "trinca sequencial" de Darts Bicudos Cashmere de 4 portas 79...Quero só ver !!
    Meus parabéns por ter e nos proporcionar a alegria de ver esse Swinger !!!
    Abração, meu camarada !!!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso! A traseira parece que foi tirada da embalagem!

    ResponderExcluir
  5. E pelo preço de uma restauração, temos um carro 0km!

    ResponderExcluir
  6. uma curiosidade!!! Alguem notou que o feixe de molas é bem menos reforçado que o nosso??? Com os lâminas. Pelo jeito deve ser BEM mais macio de rodar!!!

    ResponderExcluir
  7. A impressão que da ao ver este carro é que voltamos no tempo e trouxemos um carro da concessionária para os tempos de hoje !! PQP !!! imaculado !!! vai ficar lindo junto com os irmãos 79 brasileiros no Museu !!

    ResponderExcluir
  8. Márcio,

    é isso aí ... O diferencial também é bem mais leve .. Aqui a Chrysler usou o mesmo das pick ups C-10 apenas com a relação alterada ...

    Abraços

    Badolato

    ResponderExcluir
  9. Bom... se o norte americano foi montado com menos lâminas, quem sabe não dá para tirarmos 1 ou duas dos nossos para melhorar o conforto. Nós não usamos eles para carregar peso mesmo.. EH!EH!EH!

    ResponderExcluir
  10. Badolato, fiquei surpreso com as fotos do interior do carro, o painel e o volante são maravilhosos. Bela aquisição.

    ResponderExcluir