terça-feira, 28 de maio de 2013

D100 cabine dupla 1971 pronta para Lindóia ....

Caros,

Hoje foram feitos os ajustes finais na D100 cabine dupla, para que ela vá linda e cheirosa para o evento de Águas de Lindóia amanhã ...

A grade cromada voltou para ele, trocamos o parachoque dianteiro por um zerado, fizemos os acertos que tinham que ser feitos ...

Tá aí a bicha !!!!

Quem for para Lindóia vai ver ela de perto ... Espero que sem muita chuva ...






Abraços,

Badolato

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fotos de época de um Dodge SE 74 amarelo enxofre cítrico

Caros,

A tal da lei da atração é impressionante !!!

Postei anteontem as fotos do SE 74 amarelo cítrico que trouxemos de Ponta Grossa-PR ...

E ontem, o nosso amigo Mario Buzian me liga esbaforido ... Num Yahoo Group de Traillers, haviam postado fotos de um SE 74 amarelo cítrico puxando um trailler Turiscar ...

As fotos são espetaculares e retratam muito bem a época ...

As fotos mais antigas da série são de 1976, ou seja, o carro com apenas 2 anos já estava bem customizado. Além das rodas a faixa do SE foi prolongada, fazendo um dente para baixo ....

Muito obrigado a quem mandou as fotos ! E boa viagem no tempo para vocês:















Para fechar a loucura, um amigo mandou uma recente foto de um SE guardado numa garagem. 99% de chance de ser este carro, vivo até hoje ! Quando tiver novidades posto aqui ...

Abraços,

Badolato

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Uma coisa leva a outra, que leva a outra, que leva a outra .... Dodge SE 74 amarelo enxofre cítrico !

Caros,

Esse negócio de Dodge é engraçado .... Uma coisa sempre leva a outra e quando vemos já estamos numa outra situação ainda mais inusitada ...

A questão aqui se refere ao bancos do meu SE 74 branco ....


Meu SE 74 branco ipanema é um carro com pouco mais de 20.000 km, mas que teve uma vida errática ... Parou com baixa kilometragem, ficou abandonado anos numa garagem de prédio ... Passou por vários donos que o propuseram restaurar mas não terminaram, por um motivo ou outro ...

Fato é que o carro veio parar nas minhas mãos e foi finalmente restaurado, ficando lindo e perfeito .... Opssss ... Perfeito ???? Quer dizer .... Quase ... 


Faltou uma das capas de um dos bancos, no raro e exclusivo material xadrez ! Um comerciante de carros em cujas mãos este carro passou, retirou a capa de um dos bancos para vender junto com outro carro igual que ele tinha .... E o SE ficou com uma das capas faltando ... Montamos os bancos com as capas que sobraram e o resultado ficou esquisito, mas provisório ... Continuo esperando que um simples pedaço deste tecido (que é exclusivo dos SEs 74 e 75) apareça ...

Há cerca de ano e pouco atrás, quando este carro estava finalmente pronto, vocês podem imaginar minha frustração ... Um carro lindo e zero, mas o encosto do banco do passageiro de outra cor ... Postei isso aqui no blog ... E recebi um gentil e-mail do amigo Luiz me dizendo que sabia onde haviam alguns bancos desses, originais .... E que talvez me vendessem os bancos, ou até o carro inteiro ....

Já dei aquela gelada .... E aí recebi as fotos abaixo !!














Obvio que comecei a passar mal com as fotos ... O carro estava com o neto do primeiro e único dono .... e muitos, muitos anos parado ....

Naturalmente não queria comprar os bancos do carro, mas sim o carro inteiro. O Luiz gentilmente me passou o contato do dono do carro. Conversei com ele, mas ainda não haviam se decidido pela venda ...

Até que há 15 dias atrás recebo um e-mail do dono do carro ... Um ano e pouco após a nossa última conversa, ele estava se decidindo a vender o carro ... Uns 3 dias de vai e vem telefônico para acertar o preço e conseguimos enfim comprar o carro ....

O nosso amigo Pereirinha foi buscar o carro e chegou em São Paulo na madrugada de sábado para domingo ....


Hoje pela manhã consegui ir ver o carro pessoalmente ...



O carro é muito legal ... Impressiona pela sujeira ... O que tem de folha e graveto de árvore por todo canto é incrível ... E por todo lado saem umas aranhas vermelhas, devem ser parentes da aranha que matou o guitarrista do Slayer recentemente .... 

O tapete de borracha está no porta malas. Na oficina estavamos todos com medo de sair uma cobra lá de dentro ... kkkk ... Como somos todos muito corajosos .... mandamos lavar o carro no posto !!! Se sair no Datena amanhã que um lavador de carro morreu picado por cobra vocês já sabem de onde veio o problema !!

Mas voltando ao carro ele é legal demais ... Mas ingrato ! Explico ....

Um carro virgem e original, mas que ....

Mas que não vai ficar bonito sem uma restauração .... Mas que ao mesmo tempo dá dó de mexer !!! Ou seja, se restaurar, vai dar dó pois vai se perder a originalidade ... Imagina a dor de remover esta faixa SE original de fábrica que há quase 40 anos está lá ??????????? Acho que não tenho coragem ... 

Por enquanto vamos limpar muito, deixar lindo e cheiroso ... E funcionar ele ... Aí vai ser guardado até que eu defina melhor na cabeça se devo manter assim ou restaurar ....

De qualquer forma, é um carro legal demais para o acervo do Museu ...

E renovo o pedido, e as esperanças de que alguém me consiga um pedaço do tecido xadrez branco ... Mas se não tiverem o tecido, a indicação de um SE original, desta vez verde, me faria também muito feliz ,,, :)))

Abraços,

Badolato  




segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Charger R/T 78 do meu amigo e os 10 Chargers R/Ts finalmente completos

Caros,

Atualizando o Blog, coisa que aconteceu há algumas semanas atrás ...

Finalmente entreguei o Charger R/T 78 vermelho verona que restaurei para um amigo meu ... Esse carro foi um dos primeiros Chargers velhos (até 78) que eu comprei ... Ficou muitos anos na fila aguardando a vez ... Até que eu acabei comprando um outro vermelho verona, totalmente desmontado. O desmontado furou a fila e esse, que era completinho, ficou para trás ...

Com o outro pronto não fazia ficar com 2 carros idênticos ... Por outro lado eu tinha tudo para fazer esse carro direito: cor desenvolvida, faixas desenvolvidas, vinil original, etc ... Aí resolvi vender o carro para entregar pronto ... E acabei vendendo para um grande amigo meu ...

Era para ter entregue o carro no Natal de 2011 !! Entreguei em Abril de 2013, com 16 meses de atraso ... Foi feito tudo: lataria, pintura, motor, suspensão, tapeçaria, tudo tudo ... O vermelho verona é um carro maravilhoso ... Adorei ver ele pronto ....

Charger R/T 78 Vermelho Verona: lindo, lindo, lindo !!!


Acontece que neste meio tempo, o meu amigo comprou um Charger R/T 76 zerado, originalíssimo ... E sobrou para ele um outro Charger R/T 76 que ele já tinha, um castanho araguaia bem íntegro, mas não tão original .... E eu ainda tinha um Charger R/T 77 branco valência para restaurar .... Prato cheio para um bem bolado ! Charger R/T 77 branco para lá (depois de pronto), Charger R/T 76 para cá .... Parece criança trocando figurinha ... Ou Hot Wheels !!!!

Charger R/T 76 castanho araguaia

Gostei do menino, apesar de nunca ter gostado muito desta cor ...

Enquanto isso o R/T 77 já era pintado ...

E nos próximos dias entra em montagem ...


Ta aí um negócio bem feito ... Eu e meu amigo nos desfizemos de carros repetidos, ficando bom para todo mundo e gastando bem menos que se tivessemos que comprar os carros ...

E com essa meu amigo está na reta final de fechar a coleção dos 10 Chargers, enquanto eu, após 23 anos de coleção de Dodge, acabei de conseguir ...

Outra coisa pitoresca foi a cor do meu 76 ... Como era um carro mais "fácil" de achar, deixei por último, fiquei escolhendo cor, e acabei ficando justamente a cor que eu não gostava tanto, o castanho araguaia .... Mas vai ficar bonito na coleção, ao lado de irmãos de cores diferentes ... E de tanto olhar para ele, não é que eu já estou gostando ????

Abração,

Badolato


Carro antigo é investimento ?

Caros,

Recebi o recorte abaixo ontem, mostrando o estudo de uma consultoria inglesa sobre a valorização dos carros antigos em comparação com a de outros investimentos alternativos ... Segundo a consultoria, os carros antigos foram os bens que mais se valorizaram ...

Porém há muito tempo eu reflito sobre o assunto, e existem erros no estudo ...


Há 8 anos atrás eu comprei um Dodge Dart Coupé com baixa kilometragem por R$ 10.000 ... Hoje o carro vale R$ 50.000 ... Valorização de 400% em 8 anos ??? Errado !

O principal erro é não considerar o custo de manutenção nesta conta "investimento" ... O estudo pega o valor médio dos bens a cada período e os compara ...

Mas vamos lá ... Um relógio (valorização média de 76% nos últimos 10 anos) praticamente não tem custo de manutenção ... Você não precisa alugar uma gaveta para guardar ele ... Basta uma limpeza periódica, para evitar fungos nas pulseiras de couro ou oxidação nas partes metálicas ... E só ....

Por outro lado, um carro antigo precisa ser guardado, mantido, por vezes reparado ... e outras vezes restaurados ...

1. Guarda ... Um carro precisa ser guardado em algum lugar ... Com exceção de quem mora no interior e tem espaço de sobra para um puxadinho (que não deixa de ter um custo), os moradores das grandes cidades pagam aluguel de garagem ... E se tem garagem própria, no mínimo deixam de ganhar com o aulguel da garagem a terceiros ...

No prédio em que moro uma garagem é alugada por R$ 350,00.

Voltando ao exemplo do Dodge Dart comprado por R$ 10.000 e que hoje vale R$ 50.000 ... Se ele ficasse guardado numa destas garagens, a guarda dele custa R$ 4.200,00 por ano ... Nos oito anos que estou com o carro (desprezando a inflação, anulando ela com a valorização do dinheiro), em valor nominal teria gasto R$ 33.600,00 reais com garagem do carros

2. Manutenção ... Qualquer carro dá manutenção .. O mais perfeito dos carros apenas requer troca de óleos e gasolina, para rodar de vez em quando e não deixar ela estragar ... Gasta-se no mínimo R$ 1.000 por ano ... No caso do Dart, novamente com a grosseria matemática dos valores nominais, estamos falando de mais R$ 8.000

Porém não existe carro antigo que num período desses (8 anos) não tenha um hidrovácuo estragado, um cilindro de roda vazando, um alternador que para de carregar, um carburador para ser reparado por  conta da borra daquilo que chamamos de combustível ... Se tiver que fazer uma embreagem então ... Vamos contabilizar no mínimo mais R$ 1.000 por ano ....

3. Documentação .... O carro precisa estar com a documentação em dia. Em estados como MG se paga IPVA ... na maioria dos outros não ... Em São Paulo tem que se fazer a Controlar, que gera mais gastos de manutenção para anualmente o carro passar na inspeção ... Ou então se fazer a placas preta, que tem o custo de uma transferência, além da anuidade do clube filiado  ... Dá para se fa;ar em mais R$ 500 por ano ...

Ou seja, o Dart de R$ 10.000 em 2005, somados os itens 1, 2 e 3, já custa R$ 53.600 !!!! Ou seja, num passe de mágica a valorização de 400% virou -36% !!!!

OK, um economista iria se contorcer com o simplismo matemático do meu exemplo, mas o importante é o conceito ... Se o resultado final não for isso, é próximo disso !!!

Portanto o maior retorno de um investimento em carro antigo é o prazer, as amizades que o cercam e o senso de preservação ...

Por outro lado você pode imprimir o gráfico do começo deste texto e mostrar para tua mulher que pega no teu pé com os gastos com os carros (a minha não pega, graças a Deus) ... É uma boa desculpa .. e não precisa entrar no detalhe ... rs ...

Por outro lado, se não é um investimento ao menos os carros antigos são uma reserva de valor ... Melhor gastar neles do que em outras coisas que não te dão a oportunidade de ao menos recuperar parte do valor de volta ....

Abraços,

Badolato

Charger R/T 71 vermelho xavante ...

Caros,

Ano passado, com a ajuda dos amigos Lincoln e Guilherme, o famoso Charger R/T 71 vermelho xavante de Campinas veio para o Museu ...

O carro já era muito bom, muito original ... Porém, ao contrário da grande maioria dos Dodges esse praticamente não parou de rodar ...

O Sr. Geraldo, até então dono do carro, sempre o usou como terceiro carro da casa, bem como seus filhos ... Resultado ? Um carro que se manteve em funcionamento, porém um tanto quanto gasto !

A pintura queimadíssima, os bancos já haviam sido forrados com curvim ... Mas era um carro nunca desmontado ... O processo de restauração dele tinha que respeitar isso ...


Charger R/T 1971 no Mopar Nationals 2012 

Decidimos então não desmontar o carro, apenas remover a tinta externa com o máximo cuidado, fazer as funilarias necessarias e repintar externamente. Cromar os parachoques, pintar as rodas, polir os frisos ....

Rapidamente o carro está com nova cara, com a montagem sendo finalizada ... 






Em breve sai da oficina, aí faço um ensaio completo de fotos e posto aqui ...

Isso mostra que não existe receita pronta na restauração de carros antigos. Cada caso é um caso, cada carro é um carro, cada um com o seu remédio ....

Abraços,

Badolato