Siga por e-mail

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Charger R/T 71 vermelho xavante ...

Caros,

Ano passado, com a ajuda dos amigos Lincoln e Guilherme, o famoso Charger R/T 71 vermelho xavante de Campinas veio para o Museu ...

O carro já era muito bom, muito original ... Porém, ao contrário da grande maioria dos Dodges esse praticamente não parou de rodar ...

O Sr. Geraldo, até então dono do carro, sempre o usou como terceiro carro da casa, bem como seus filhos ... Resultado ? Um carro que se manteve em funcionamento, porém um tanto quanto gasto !

A pintura queimadíssima, os bancos já haviam sido forrados com curvim ... Mas era um carro nunca desmontado ... O processo de restauração dele tinha que respeitar isso ...


Charger R/T 1971 no Mopar Nationals 2012 

Decidimos então não desmontar o carro, apenas remover a tinta externa com o máximo cuidado, fazer as funilarias necessarias e repintar externamente. Cromar os parachoques, pintar as rodas, polir os frisos ....

Rapidamente o carro está com nova cara, com a montagem sendo finalizada ... 






Em breve sai da oficina, aí faço um ensaio completo de fotos e posto aqui ...

Isso mostra que não existe receita pronta na restauração de carros antigos. Cada caso é um caso, cada carro é um carro, cada um com o seu remédio ....

Abraços,

Badolato

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Refizemos a forração em couro ...

      Abraços

      Excluir
  2. Tomou a decisão correta Badolato.
    Integridade mantida!

    ResponderExcluir
  3. Badolato,

    entendo que conseguir uma raridade intocada e em uso como esse R/T exige cuidados na restauração; não se pode tratá-lo como um carro "comum" (como o meu R/T 72, por exemplo), maltratado até parar por algum problema e com lataria pouco aproveitável.

    Desmontar todo o carro e restaurá-lo por inteiro, seria em minha opinião desperdiçar a história e o estado do Xavante.

    Gostei muito do esquema de pintura das Magnum, igual ao das propagandas da linha 71. Acho assim mais bonito que as pretas.

    Abração.

    Reinaldo
    http://reiv8.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa mais querida estas magnum com red line né ?

      Na questão da pintura das rodas, cabe uma explicação ...

      Em muitos carros, em fotos de época, vimos as rodas Magnum de 71 com os aros pintados de PRETO.

      Porém na maioria deles, aos aros são pintados de PRATA.

      Existem registros com ambas as cores.

      Aí temos que confiar no que o carro te diz ...

      No caso do R/T 71 que trouxe de foz, por exemplo, o estepe tinha uma roda zero, pintada de PRETO. Ou seja, a dica que o carro te dá é pintar de PRETO. E de PRETO foi pintada.

      Já no caso deste R/T 71 vermelho as rodas estavam pintadas de preto ... Porém ... ao manusear as rodas, a tinta preta descascou um alguns pontos, revelando o PRATA original por baixo ... Removemos um pouco da tinta das demais rodas e tivemos o mesmo resultado. Logo pintamos de PRATA.

      Essa é uma regra importante na restauração: em caso de dúvida, confie no carro !

      Abraços,

      Badolato

      Excluir
  4. Badola!

    Esse R/T ficou maravilhoso!
    Estou louco para ver o Vermelho Índio pronto, ao lado do LS 73 Turquesa.

    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mau,

      O 73 está sendo montado a conta gotas ... Mas daqui a pronto tá pronto também !

      Abraços

      Excluir