Caros,
Estou com alguns posts atrasados, passei uma semana fora e estou retomando agora ...
Para começar uma atualização geral das Restaurações:
1) Charger R/T 1978
a) Vermelho Verona
Este carro eu vendi restaurado para um amigo meu, há uns 2 anos atrás. O combinado era restaurar o carro e entregar pronto ... Eu já havia terminado o meu e não via sentido em fazer 2 carros exatamente iguais.
Curiosamente este foi um dos meus primeiros Dodges da coleção, com certeza foi o segundo Charger "quadrado" (71-78) que comprei ... Quando comprei o outro Vermelho Verona, optei por restaurá-lo antes por estar totalmente desmontado. Como este estava montado e razoavelmente bem completo, acabei deixando para depois ...
Agora, com mais de um ano de atraso sobre a estimativa inicial, ele está 99% pronto para ira para a casa do novo dono.
Traseira linda, com vinil branco original ...
Interior vinho refeito em couro. No dia da foto estavam montando o painel ...
Frente muito malvada nos nossos Charger !
b) Azul Capri
Na mesma época que eu vendi o Vermelho Verona acima para este amigo, eu estava dando uma otimizada na coleção e vendendo os carros repetidos ou "meio repetidos". E vendi para um outro amigo este Charger R/T 78 Azul Capri.
Porém o Azul Capri não teve a mesma sorte do Verona ... O amigo que o comprou mandou-o para uma oficina onde só fizeram besteira (como jatear o interior todo do carro acabando com a tinta original que serviria de referência para pintar o carro ) ...
Com mais de um ano na oficina, gastando dinheiro e sem ver avanços, meu amigo desistiu. E eu peguei o carro de volta num negócio que fizemos ... Moral da história ? Carro desmontado, peças para todo o lado ... foi para a oficina !!!
Não era a hora de restaurar outro R/T 78, mas tenho pavor de guardar carro desmontado ... Ganhou 2 laterais traseiras 0km e está lindo, com a funilaria pronta ... Após esta foto, já tomou inclusive o primeiro fundo primer ...
Lateral 0km : liso, liso, liso !!
Alías, tudo liso !!
c) Bege Indiano
E vamos acabar emendando o terceiro R/T 78 na sequência ... Na já citada "organizada" na restuaração, acabei vendendo o R/T 78 bege indiano, com o compromisso de administrar a restauração ... Com o R/T 78 Vermelho Verona saindo da oficina, o Bege Indiano já entra para os trabalhos ....
Em breve, o terceiro R/T 78 restaurado na sequência ... quase uma fábrica ... kkk
2) Dodge A-100 1966
A nossa picapinha A-100 está finalmente na sua cor original de novo !!!
O motor V8 273 teve os cabeçotes revisados e logo será montado. O câmbio automático foi todo restaurado !
Esse carro começou a ser restaurado na Califórnia e o projeto foi abandonado por muitos anos ... Estou respeitando o projeto de restauração de quem começou (sei lá quem foi !) e mantendo duas alterações na originalidade do carro :
- As rodas de época, 15"na traseira e 14" na frente com pneus BF Goodrich Radial T/A ... Originalmente ela tinha rodas 14"com pneus diagonais, rodas brancas com calotinhas centrais (dog dish) ..
- eliminação dos parachoques ... Nos EUA quase todo mundo que restaura estas picapes elimina os parachoques ... que parecem 2 bigodinhos na frente e na traseira do carro ... Quando peguei ela, os parachoques já haviam sido removidos, funilaria feita .. Além disso não tinha mais os parachoques .... Então optei por manter assim, California Style ...
Estou muito curioso para ver este carro pronto e, mais do que tudo, andar nele ...
Deve ser no mínimo pitoresco. Dentro vão 2 banquinhos individuias e entre os banquinhos, ao invés de um console, um motor V8 ...
Já ouvi dizer que o interior esquenta, que é barulhento ... mas deve ser uma delícia ...
Em breve !
3) Dodge D-100 cabine dupla 1971
Este carro é provavelmente um dos mais raros da minha coleção ... Uma D-100 cabine dupla de fábrica ! Modelo que decididamente não vingou e que teve pouquíssimos exemplares fabricados.
Ao contrário da cabine simples, que tem modelo norte americano idêntico, essa é brazuca total ! A americana cabine dupla tinha 4 portas e era mais longa .... Aqui simplesmente alongaram a cabine e comeram espaço na caçamba ...
Aliás não foi preciso muita criatividade para fazer isso, era só olhar as Chevrolet C-10 / D-10 cabine dupla, que desde o final da década de 60 usavam a mesma receita ....
A picape está pronta ... Quer dizer, o único problema foi a grade.
Nos modelos standard a grade era pintada de branco, nos modelos Luxo a grade era cromada ... Essa é modelo Luxo. Aliás a única cabine dupla Luxo que conheci.
A grade cromada estava em bom estado, cromo nota 8,0, original ... Mas num excesso de preciosismo, querendo ver tudo 0km, mandei cromar ...
Quando decaparam o cromo antigo, apareceu alguma corrosão por baixo do cromo. Aí não sei se realmente a peça estava bem corroída ou se exageraram no processo de decapagem. O fato é que ficaram algumas irregularidades que com a cromeação não ficaria legal ...
Para não atrasar mais o carro, pedi para pintarem a grade de branco (como as standards) enquanto compro outra grade em melhor estado e mando cromar ....
Frente esperando a pintura da grade ...
Calotas cromadas da versão luxo ...
Já com a grade provisória branca ... Emblema da concessionária Emercan - MG, onde ela supostamente possa ter sido vendida ...
Semana que vem ela vai para o Museu, rodando ... Prometo uma bateria de fotos e, se eu lembrar de levar a camera, um pequeno filme dela !!
Atualização: Fotos fresquinhas da D-100:
4) Charger R/T 71 vermelho xavante
Ás vezes eu sou até repetitivo aqui, dizendo que nem todos os carro devem ser restaurados .... Carros integros tem que ser preservados ... Restauração é só para carro que apanhou muito no passado e precisa ser refeito do zero ...
O que não é o caso do nosso Charger R/T 71 vermelho xavante, adquirido ano passado em Campinas ...
O carro ficou quase 40 anos com o mesmo dono, que o usou com parcimônia, mas quase que ininterruptamente por todo esse tempo ... Resultado: um carro muito íntegro, mas com a pintura bem queimada de sol, vários retoques na cor errada ... Enfim, um carro íntegro, mas que estava visualmente feio.
O remédio para este mal foi uma pintura nova, porém sem desmontagem no carro ... Foi feita a funilaria que se fazia necessária, dado um acerto geral na lataria do carro e uma pintura nova. Apenas isso ...
O carro vai entrar em montagem assim que entregarmos o R/T 78 vermelho verona !
Mas segue uma fotinho para aguçar as lombrigas dos apaixonados como eu ...
Aplicação das faixas ...
Abraços,
Badolato
PS - Entre hoje e amanhã tenho mais 2 posts para colocar no ar ...
Show!!!
ResponderExcluirParabéns, os carros estão incríveis!
Abraço
Fernando
Valeu !!!
ExcluirAbraços
Linha de (re)montagem a todo vapor!
ResponderExcluirEu gosto muito dos R/Ts 78, apesar de reconhecer que são meio exagerados. Acredito que o Verona seja o mais extremado de todos e o Castanho Trípoli o menos indiscreto. Caso pudesse, eu teria um Verona e um Capri, além do Trípoli.
O R/T 71 Xavante com essa pintura nova deve ter ficado sensacional. Logo se junta ao Bariloche e aos 237 Boreal no Museu.
Parabéns Badolato, o museu está cada vez mais impressionante.
Abração.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Rei,
ExcluirAlgumas vezes eu cheguei a achar que estava exagerando na dedicação a esses carros ...
Depois do que eu vi anteontem (e vou por no blog), eu acho que eu não fiz é nada ...
Fui visitar a extraordinária coleção de um verdadeiro psicopata, que juntou mais de 500 carros, entre eles quase 150 Bugattis ...
Eu sou um aprendiz de estagiário do dente de leite 1 ... kkkkk
Abração,
Badolato
Se você é aprendiz de dente de leite 1, me recolho na minha insignificância.
ExcluirKkkkk
ExcluirBotei o post lá ... Dá uma olhada na doença !!!
Abraços
Dias em que vejo o Blog publicar coisas novas são dias muito felizes. É como ver em meio à tanta notícia ruim que lemos todos os dias aquela que deixa seu dia mais leve.
ResponderExcluirGuilherme,
ExcluirQue bom !! Vou por mais 2 posts logo !!
Abração !!!
cara, q linda essa D100, luxo e cabine dupla!!!!
ResponderExcluirLegal né ? Ainda falta a grade cromada e mais alguns detalhezinhos !
ExcluirAbraços
Badolato, empolgante!
ResponderExcluiradorei a D-100, grande resgate! E, acho que o Museu do Dodge vai merecer outra Pick-up D-100 normal para completar o time...
Abraço,
Gui,
ExcluirAcho que tá bom de D-100 ...
Me apareceu um D-700 incrível, mas eu não tenho coragem ... ainda ... Caminhão é muita doença ... kkkk
Abraços !!
Sou fissurado no Capri...ansioso pra ver o danado tomar forma! abraços!
ResponderExcluirRafael,
ExcluirEu também estou louco para ver este carro pronto !
Abraços !!
Parabéns pelos carros!!
ResponderExcluirRestaurações muito bem feitas!!
Abraço
Thomas,
ExcluirValeu !
Obrigado !
Badolato, tenho profunda admiração pelo seu empenho em manter viva essa marca, mas meu respeito por vc e pelo seu trabalho fica ainda mais evidente por conta da D100, sinto muito pelo fato da minha ainda estar em trabalho diário e cada vez que vejo suas publicações dessa "Grandalhona" (como chamo a minha) fico em profundo desespero e ao mesmo tempo admirado pela sua obra!!! Parabéns Badolato e meus sinceros votos de sucesso!!!
ResponderExcluirValeu !!!
ExcluirEu tinha um projeto louco para a tua grandona !!!
Quem sabe um dia vc não faz ela ? Ou até eu ???
Abração !!!
badolato, falta só acharmos um R/T 72 azul por aí..... o grade de cores dos 71 e 72 está quase completo...
ResponderExcluirMárcio,
ExcluirTudo bem ?
R/T 72 turquesa aquarius ... hmmm ... Já pensou ??
Abração !
Os carros estão ficando maravilhosos, parabéns. Seria loucura ou excesso de zelo? Sei lá, só sei que neste ano estou esperando o convite para o Museu.
ResponderExcluirUm forte abraço!
Leroi,
ExcluirEu tenho que fazer algumas obras no Museu que vai ajudar muito a receber visitante ...
De qualquer forma o almoço de final de ano é sagrado lá ...
Abração !!
Badolato graças ao seu blog posso namorar de perto as suas preciosidades! Parabéns, gostei de ver o 71 vermelho xavante, vi o carro e até entrei nele no último MoNa. Avrassss
ResponderExcluirwww.v8nfun.blogspot.com
Gian,
ExcluirQuem sabe eu não levo ele no MoNa deste ano ???
Abração !!!
Seria possível sonhar em comprar um R/T destes, por pior que ele possa ser, no seu conceito de pior? Sou apaixonado pelos R/T e atualmente proprietário da segunda Santa Matilde coupé 1986, outro carro da minha adoração.
ResponderExcluirPenso em trabalhar muito até comprar um R/T semelhante aos seus, ou seja zerado e não reformado.
Abraços, Marcelo Pinho Niterói RJ.
Foram produzidos mais de 12.000 Charger R/T no Brasil ... Em algum lugar tem um esperando você !!! Logo ele aparece !
ExcluirAbração !
Boa Noite, Alexandre, é possivel visitar o seu Museu? Aonde ele fica? Queria conhecer o autor e sua obra, pois sou admirador dos Charger R/T, especialmente os 1978 pelo seu grafismo e principalmente pelo V8 Borbulhante. Meu pai teve uma F100 anos 60 que ele comprou como ambulãncia do INPS, pintou de um verde horroroso e usou como apoio a uma equipe de mergulho de resgate submarino, e eu ouço aquele som de V8 até hoje na minha cabeça, mas não acho graça nos Landaus e Mavericks. Os legais são os R/T. Meu irmão teve um Dart 72 cortado picape que eu pegava com ele só para acelerar e fritar pneus e era maravilhoso, mesmo com aquele cambio de 3 marchas na coluna. Responda OK? marcelo750k2@gmail.com Um abraço e que Santa Matilde o abençoe (rsrsrs)
ResponderExcluirMarcelo,
ExcluirEstou trabalhando para viabilizar as visitas o mais rápido possível ...
Não faz sentido restaurar estes carros e não dar acesso a eles aos interessados !!!
Fica tranquilo que em breve vc poderá passar um dia inteiro no meio deles !
Abraços,
Badolato
Qual é o nome da cor dessa D100?
ResponderExcluirVerde Oceano (V5)
ExcluirAbraços
Boa noite, meu amigo.
ResponderExcluirBadola, lhe dar parabéns é chover no molhado, rsrsrs... Vc é O cara...
Irmão, o turquesa aquarius e o azul náutico tem uma diferença enorme? Eu ví algumas fotos em encontros do Dart do João Fusco de Taubaté e remete a mesma cor daquele seu RT turquesa...
Abração...
Alan,
ExcluirObrigado !!!
O azul náutico e o turquesa, no sol dá até para confundir ...
Na sombra o azul náutico continua azul e o turquesa aquarius fica esverdeado.
Abração
Badolato
Ahh, explicado então, mestre...
ResponderExcluirValeu...
Alexandre, após ler seu livro fiquei louco para ter um dodge. Após anos de procura acabei comprando um dart coupe de luxo 1975 azul meia noite. Chequei as inf da plaqueta e todas parecem bater, exceto nas opções: so tem o código D e realmente ele tem freio a disco, mas esse carro tem cambio 4m no assoalho, mas não vi o código M nas opções. Será que trocaram o cambio desse carro? O número do motor bate com o da plaqueta.
ResponderExcluirAbs
Fabio
Não me canso em repetir como o vermelho verona é lindo!É o carro mais lindo e colossal que o Brasil já fabricou!Quando a dupla verona/capri estiver juntas,aí vai imperar muito.
ResponderExcluirQue pena que o meu pai não me ouviu em 78?
Ola amigo..Gostaria de tirar uma duvida. É possivel visitar o Museu do Dodge? Aonde fica,é aqui no Rio Grande Do Sul?? Gostaria de visitar,pois eu e meu marido amamos carros antigos,são os melhores. Amamos os Dodge R/T principalmente o 69.. Aguardo resposta. Um abraço..
ResponderExcluirGrande Badolato!
ResponderExcluirEstou aqui desde a última semana lendo TODO o Blog. Fantástico, meus parabéns!
Quando li sobre as restaurações dos R/T 1977 branco e vinho e do primeiro 1978 Verona, vi que você teve dificuldades para encontrar o "courinho de cobra" dos bancos (linha 1976 a 1978 dos R/Ts). Bom, quando restaurei os do meu 1978 consegui encontrar em uma loja no centro de BH o tal "couro de cobra"! Isso foi há quase 10 anos (final de 2003). A loja tinha naquela época em boa quantidade nas cores preta e um creme bem claro (bem mais claros que os "caramelo" da linha Dodge) e o melhor: um valor convidativo. Não me lembro do valor, mas era muito barato. Posso ir até lá e tentar conseguir para o "irmão gêmeo" do meu que você está restaurando e outros que seguramente virão!
Outros detalhes de acabamento que consegui foram os botões idênticos aos originais (removi o acabamento e mandei cobrir com couro vestuário por mero capricho, ficaram perfeitos!) e uma tapeçaria que fez os "debrum", aquelas bordas duplas arredondadas que contornam o "couro de cobra" interna e externamente. Ficou perfeito também! Conte aqui comigo para o que precisar!
grande abraço,
César Faiçal.