Já faz algum tempo que tento trazer para o Museu do Dodge alguns especimes interessantes do prolifico Universo Mopar !
Nessa eu trouxe um Dart conversível, um Dart Sedan de 2 portas, o Dart Hang Ten que é o da traseira "meio-Hatch", a pick up A100, entre outros ...
Sempre me interessei pela história dos Dodges argentinos e dos Valiant australianos ... A história dos argentinos fica mais para a frente, mas hoje vou falar dos australianos ....
Tudo porque recentemente uma coleção de Mopars se desfez e eu tive a oportunidade de trazer um deles para o Museu ... Já chego lá ....
A Chrysler sempre teve uma presença importante na Austrália, através da subsidiária Chrysler Austrália, estabelecida em 1951 e, como a Chrysler do Brasil, foi vendida em 1980 com os produtos Chrysler sendo interrompidos em Agosto de 1981 ! Só que enquanto a nossa Chrysler do Brasil foi comprada pela VW, a Chrysler Australia foi comprada pela Mitsubishi (!!!) ... Nos anos 50-60-70 a Austrália vivia como uma miniatura do mercado norte americano, com as big 3 reinando por lá: GM - Ford - Chrysler. Mas, curiosamente, os australianos sempre desenvolveram seus próprios produtos ao invés de simplesmente montar os mesmos modelos americanos. A subsidiária da GM na Austrália, a Holden, produz até hoje os Holden Commodore, que até o ano passado a GM do Brasil vendia aqui como Chevrolet Omega e nos EUA como Pontiac G8 (o coupé como GTO). Quando a GM foi relançar o Camaro ela não tinha nenhuma plataforma com tração traseira nos EUA, então usou a plataforma do Omega australiano como matéria prima para o novo Camaro. um resquício australiano no Camaro atual é a alavanca de freio de mão do lado do passageiro e não do motorista, afinal o omega originalmente tem a direção do lado direito ....
Mas deixando a GM de lado (ufa !) e voltando aos Mopars, o principal produto da Chrysler Australia fora os Valiant. Primeiro ponto: nos EUA Valiant é modelo da Plymouth, na Austrália Valiant é marca ! O carro que vou mostrar aqui neste post é um Valiant VG ... Valiant é a marca, VG é o modelo.
Os Valiant VG foram introduzidos em 1970, usando a carroceria do Dart americano 1969 como base, mas com duas grandes diferenças:
a) frente com faróis retangulares e lanternas embutidas na parte superior dos paralamas dianteiros.
b) motor Hemi 6 ... Isso mesmo, um Hemi 6 cilindros ...
O motor Hemi 6 foi fabricado exclusivamente na Austrália, de 1970 a 1981. Porém nasceu nos Estados Unidos.
Em 1966 a Chrysler começou o desenvolvimento de um novo motor 6 cilindros para substituir nas linhas de pick ups os modorrentos (mas indestrutíveis) slant-6 . Mas em algum momento desistiram do projeto.
Tempos depois a Chrysler Australia se interessou pelo projeto e a Chrysler EUA mandou o protótipo para continuar a ser desenvolvido lá. Com um time de apenas 5 engenheiros, a Chrysler Austrália lançou o Hemi-6, na versão 245, exatamente no Valiant VG 1970.
O protótipo do HEMI-6, hoje em um museu na Austrália
O Hemi-6 é um motor OHV com camaras de combustão semi-hemisféricas. E é um motor na posição normal e não deitado como os slant-6. Na sua versão mais mansa, 245 com carburador simples dava 165 hp, o 265 com carburador duplo já ia para os 203 hp enquanto o 265 six-pack que equipou os Valiant Charger saiam de fábrica com 302 hp a 5.600 rpm !!! O Valiant Charger E49 fazia o 1/4 de milha em 14.4 segundos, marca melhor do que a de muito big block americano ! Só para comparação um Hemi RoadRunner, um dos carros mais cobiçado do mundo, fazia o quarto de milha em 13.5 segundos.
Voltando ao Valiant VG, ele estava disponível em 4 carrocerias:
- Hardtop (coupé)
- Sedan
- Wagon
- Ute (pick up)
Isso mesmo ! A carroceria do "nosso" Dodge Dart teve versões perua e picape de FÁBRICA na Austrália !!!
Sedan
Coupe
Wagon
Ute (pick up)
Bom, deixando a história de lado e voltando aos dias de hoje, eu sempre pesquisei, fucei esses modelos Australianos, mas nunca passou pela minha cabeça ter um. Nem de longe .... Até que a tal coleção de Mopars nos EUA se desfez e um negociante arrematou alguns carros e colocou à venda no Ebay ... Até que eu dei de cara com esse Valiant VG 1970 anunciado:
Carro íntegro e extremamente original !
Linhas lindas !
Traseira conhecida ....
Esse design dos A-body Chrysler me enlouquece até hoje ...
OK, a frente é esquista, admito ! Parece um IBAP Democrata !
Oppppssss ... Alguma coisa errada aí .... Pelo menos para nós ...
Na plaqueta a coincidência: fabricado em Julho/70, mesmo mês e ano que eu nasci ... O carro certamente está em melhor estado do que eu ....
A cereja do bolo: o HEMI-6
Não preciso nem alongar a história ! Fiquei louco no carro, esperei o final do leilão, briguei até o final com outro louco (tem mais um !!!!!) que queria o carro e comprei !
Eis que hoje, 10/10/13 o carro chegou, já à noite:
Em São Paulo
Lanternas em cima dos paralamas ....
Carro muito íntegro, vinil de fábrica imaculado
Os parachoques tem um desenho diferente
Bom, havia chegado a hora da onça beber água .... Sair na rua dirigindo com o volante do lado errado (podia ser político e dizer "do outro lado", mas é do lado errado mesmo !).
A primeira coisa engraçada é ter que selecionar a posição do câmbio automático (na coluna) com a mão esquerda ... Acho que foi a coisa mais complexa que minha mão esquerda já teve que fazer .... rsss ....
A ordem das marchas também é invertida ... Ao invés de P-R-N-D-2-1 é 1-2-D-N-R-P !! Beleza ... Soltei o freio de mão e pronto ...
A primeira sensação é que a qualquer momento eu vou bater o lado esquerdo do carro em algum carro parado ... Sensação que some após meio quarteirão percorrido. Entro numa avenida à direita e sento o pé no acelerador ... Muito boa a resposta !!! Motor forte, enche rápido. Desempenho, grosso modo, similar ao de um 318 nacional automático. E bem superior ao de um Opala 4100 automático, por exemplo .... Saio da avenida e entro numa rua à direita ... Estou parecendo o Roberto Carlos, só viro à direita ... kkkk ... Passo na frente de uma oficina e todo mundo corre para olhar ... Se tivesse um ET pousando no telhado da casa da frente ninguém teria percebido, tamanha atenção que o carro chama, obviamente por andar por aí sem motorista !!! Pelo menos para os olhos comuns .... Mais duas conversões à direita e volto ao meu ponto de partida, já pegando o jeito .... Já estava na hora de tentar virar a esquerda .... Mas virei à direita de novo ... Acelerei mais, mas tinha uma viatura de polícia parada na calçada e eu não estava a fim de ter que explicar o porque da placa de Victoria e do volante do lado errado. Entrei a direita de novo e voltei ... Foram poucos kiliometros mas muito interessante ! Não vejo a hora de pegar uma estrada ! Ruim vai ser pagar o pedágio !
Abraços,
Badolato
PS - Atualização do dia seguinte ... Video : http://youtu.be/iQZQadSPUHE
Muito lindo este carro. Parabéns pela aquisição.
ResponderExcluirValeu ! Abraços
ExcluirBela aquisição, parabéns !
ResponderExcluirObrigado !
ExcluirAbração
BELA AQUISIÇÃO BADOLA! PARABÉNS!!
ResponderExcluirValeu Rogério !!!!
ExcluirNão abri o pacote das grades ainda ... kkkkkk
Concordo que a frente é bem estranha!
ResponderExcluirInteressante o motor hemi 6, gostaria de ouvir o som que ele produz.
Agora, eu que sou canhoto, acho que gostaria da alavanca na esquerda, rsrs.
Abraços.
Reinaldo
http://reiv8.blogspot.com
Rei,
ExcluirSei que muita gente deve me achar xarope de trazer um carro desses, gastar os custos fixos de um processo de importação em um carro tão, digamos, diferente ....
Mas esse é o Universo Mopar !
Abração,
Badolato
Acho que não, todos respeitam e admiram a sua tenacidade e o legado do Museu!
ExcluirAbração!
Senti falta do olho-de-gato dianteiro...
ResponderExcluirVerdade ...
ExcluirAbraços
Carro muito interessante, quando vi os faróis pensei logo nos Dodges argentinos: acho que demoraria um pouco para me acostumar com este visual.
ResponderExcluirOutra coisa que nunca tinha me passado pela cabeça é o fato de dirigir um Mopar com o volante do "lado errado".
Bela aquisição, realmente digna de sua coleção.
Um forte abraço!
http://leroicotidiano.blogspot.com.br/
Leroi,
ExcluirJá já um vídeo dele no YouTube ... Andei muito com ele hoje !
Abração
Sensacional! Parabéns, por mais essa jóia!
ResponderExcluirValeu Luis,
ExcluirObrigado !!!
Cara, fantástico!
ResponderExcluirAngelo, Valeu !!
ExcluirQue loco meu, imagina fazer uma curva para esquerda rápido, deve dar uma sensação que o trem vai capotar, por causa do peso do motora...Parabéns, deve ser divertido pakas
ResponderExcluirFiz isso hoje ... Na primeira achei que ia cair para fora do carro !! kkkkk
ExcluirParabéns Badolato, isto sim é um carro original. Mopar de cilindros e direção inglesa. Super diferente.
ResponderExcluirMarcelo Pinho
Exótico não ???
ExcluirRealmente a frente dele lembra o Presidente Democrata.
ResponderExcluirA grade e os faróis são muito semelhantes.
Marcelo Pinho
Até a cor lembra o Democrrata que está com o Nasser !!!
ExcluirAbraços
Frente estranha, mas me lembra os Mopars "Castelhanos",
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/photo.php?fbid=500779969961114&set=a.468421113197000.104370.100000873450905&type=3&theater
Temos um desses para restaurar também ...
ExcluirAbraços
Coloquei um vídeo dele no YouTube:
ResponderExcluirhttp://youtu.be/iQZQadSPUHE
Parabéns pela nova aquisição e quando vejo um vídeo de alguém dirigindo na "mão inglesa" também fico com a sensação que irá bater. Ficou faltando uma Pick Up e uma camioneta (perua).
ResponderExcluirLarri,
ExcluirO difícil é aparecer uma nos EUA, como apareceu este carro ... Trazer uma da Australia é muito mais complicado.
Abraços
A pick up está vindo, tinha uma nesta mesma coleção que se desfez.
ExcluirAbraços
Esqueci de colocar o nome : Larri Gomes Lima
ResponderExcluirO negócio é viajar com um caroneiro bom de percepção, pq senão esquece as ultrapassagens! Hehe, belo carro, diferente, mas legal!
ResponderExcluirAbraço!
Zé Poletto,
ExcluirBme lembrado, só vou andar em estrada de faixa dupla !! kkkkk
Abraços
Legal Alexandre, vc tá quase fazendo o que disse no livro: que gostaria de comprar todos os Dodges do mundo... kkkk
ResponderExcluirParabéns cara!!!!
Puts, nem tanto né ??? kkkkkkkkk
ExcluirAbraços
Quem tem coragem pisa fundo nesse Six-Hemi dirigindo na esquerda. Não muda nada a não ser a percepção! Coragem Badolato, pé fundo que o motor do bichinho que esse aussie-rod é feito pra assustar o povo mesmo! E vê se lembra de configurar a placa do Brasil para KRH-1830 pra ficar conforme a origem!
ResponderExcluir