terça-feira, 25 de abril de 2023

14 anos depois ...




    Quatorze anos separam essas duas fotos. A primeira, foi tirada na frente da casa da minha mãe pela Luciana, então minha namorada, para estar na contra capa do meu livro Dodge - Histórias de uma Coleção, que teria sua primeira edição lançada em Março de 2009. A segunda foto tem uns 10 dias.

    Escrevo essas linhas em Abril de 2023, 14 anos depois. Quanta coisa aconteceu na minha vida nesses 14 anos, quanta coisa aconteceu com a nossa coleção. E são nas coisas que aconteceram na coleção que eu vou me ater nesse post.

    Em Outubro de 2008 inauguramos o Galpão 1 da coleção, que não era chamado assim por ser o galpão único da coleção. Não me lembro quando realizei que teria que fazer um segundo galpão para abrigar os carros que importamos entre 2009 e 2012, época de preços baixos num EUA em recessão pós crise do subprime, dólar baixo e trabalho rendendo bons frutos. Foi uma festa ... Era Ebay, Hemmings.com todo dia ... Mandando oferta, acompanhando término de leilões, etc ...





    O Galpão 3 veio na sequência, numa época mais favoravel financeiramente mas com muito menos tempo disponível para a coleção. Também não me lembro a data exata que começamos a por carros no Galpão 3. Aliás foi no dia 21 de Julho de 2015. Se minha memória falha, o aplicativo de fotos do iPhone não !

Charger R/T 1980 - o primeiro a entrar no Galpão 3, 3m 21/7/2015




Fotos do Galpão 3 em término de construção


    Em Março de 2016 tive o diagnóstico do meu linfoma, dia 8 para ser mais preciso. Foram 2 anos muito difíceis que dificultaram bastante o meu acompanhamento das restaurações, algo que até hoje reflete em carros para serem refeitos. Mas não parei. Acho que foi a época que mais comprei carros, principalmente os neo colecionáveis. Comprava como se não houvesse amanhã, até porque havia uma possibilidade de não haver mesmo, literalmente.

    Uma das coisas que me ajudou no meu período de recuperação foi a possibilidade de um programa de TV sobre carros antigos. Gravei muita coisa com a produtora Eng9, tivemos muitas conversas, um OK verbal de um canal de TV, mas acabou não rolando nada de concreto. Sobraram as imagens daquela época, entre elas um teaser do programa, que viralizou nas múltiplas plataforma, notadamente Facebook e Whatsapp.

    Por conta destes carros adquiridos, e outros que foram ficando pronto, tivemos que alugar um galpão fora do sítio, aquele que hoje chamamos de galpão auxiliar. A necessidade de um quarto galpão estava clara. Prorroguei ao máximo essa obra. Minhas finanças já não estavam tão bem como em tempos passados, eu trabalhava menos e ganhava menos ... Em 2018 fizemos a terraplanagem do terreno, que ficou quase 3 anos aguardando o início das obras. 

    Depois de muitas e muitas tentativas consegui levar o Márcio novamente para o sítio. O Márcio foi quem executou a obra do Galpão 1, com muito capricho, tanto que até hoje está muito bem conservado, parece uma obra finalizada há poucos anos e não os 16 que vai completar em poucos meses. Não consegui trazer ele para o Galpão 2 e nem para o Galpão 3 e o resultado, principalmente do Galpão 3, foi bastante inferior, tanto que estamos fazendo intervenções mais pesada e prematuras nele.

Luciana, minha esposa, parceira e engenheira da obra

Galpão 4 - meu magnum opus



    O desafio financeiro de fazer essa obra de 2.400 m2 em 2 andares me lembra muito a obra do Galpão 1. Tanto o 1 quanto o 4 foram muito desafiadores. tanto que o Galpão 4, na data que escrevo esse texto, não tem nenhuma previsão para conclusão. Vai depender de quanto dinheiro eu conseguir levantar nos próximos meses.

As restaurações na pararam, Dart Coupé 1981 verde turmalina

A noite sempre tão especial no Museu

2015 - Primeiro evento com a FCA, hoje Stellantis no Museu



    Mas outras rolaram nesse período. O crescimento do canal do YouTube foi uma delas. Além de transformar esse blog em algo obsoleto, abriu várias portas e trouxe várias oportunidades de ter carros diferentes.

    Confesso que fiz esse post para matar a saudade do blog. Fiquei quase 1 hora martelando para recuperar a senha dele, mas não tenho pretensão de voltar a escrever. Apenas um post bissexto para que ele não morra. As pessoas não leem mais, perderam o hábito. Bem como eu perdi o hábito de escrever ...

Abraços !!!

 






 

13 comentários:

  1. Valeu, Badola, muito legal. Sou membro recente do canal e não sabia que tinha passado esse perrengue de saúde. Feliz que esteja plenamente recuperado. Abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. As maneiras de registrar a história evoluem, e elas próprias se tornam história, e como tal, merecem ser registradas. Achei fantástico este post, no formato que era usado antigamente. E não nos esqueçamos que a humanidade retoma alguns costumes de gerações em gerações, às vezes com pequenas mudanças, mas com o mesmo conceito.

    ResponderExcluir
  3. Ledo engano nobre Badolato, há ainda quem goste muito de ler . Saudações pernambucanas com votos de saúde e força, principalmente financeira, pra tocar essa coleção que une tanta gente ao redor desse interesse tão legal quanto é o de carros antigos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da postagem!! Ótimo texto, uma leitura muito agradável!! Parabéns Badola!! Múltiplos talentos!!

    ResponderExcluir
  5. Sensacional esse pedaço da sua história e seu jeito de escrever, leve, preciso e com gostinho de "quero mais".

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,o conteúdo da história de uma parte de sua vida , e experiência incentiva cada vez mais para continuar com a minha coleção, neste momento está cada vez mais dificil

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADO, Simplesmente obrigado, melhor canal do YouTube, realmente as vezes me vejo andando no sítio na pista. Fico aqui bobo torcendo por cada conquista. Rindo com as piadas boas e ruins. Novamente obrigado

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, simplesmente obrigado por tudo o que faz por esses carros e a motivação que nos dá! A tua energia é muito especial! Deus te abençoe com muita saúde e te capacite ainda mais pra continuar! Forte abraço meu caro amigo Badola!

    ResponderExcluir
  9. Nostalgia total kkk. Grande trabalho Badola... parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito! Texto muito bom e leve que nos coloca bem no contexto das dificuldades das obras com recursos sempre escassos vis a vis a complexidade das obras. Parabéns! Sigamos!

    ResponderExcluir
  11. Badola, parabéns por todas as suas conquistas e realizações. Por ter chegado onde chegou sem patrocinadores, apenas com uma equipe nota 10 e apoio da família e amigos.
    Obrigado por compartilhar tudo isso com a gente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Um dia levo meu Opala para dar voltas na pistinha.

    ResponderExcluir
  13. Por mais que o blog tenha se tornado algo obsoleto, é delicioso de tempos em tempos aparecer por aqui e dar de cara com uma nova postagem! Não pare!

    ResponderExcluir