quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Como fazer a tinta original do Dodge

Caros,

Recebo vários e-mails por dia pelo site do Museu pedindo dicas de restauração.

A pergunta mais comum é pedindo indicação de oficina que trabalhe bem e que cobre baratinho ... não existe !

A segunda pergunta mais comum é sobre como comprar as tintas originais dos Dodges ...

Bom, as tintas originais não existem ... Não adianta ter código de plaqueta, nada ...

Mas a saída, na maioria dos carros, está no próprio carro: um pedaço de tinta original do carro.

Porém poucas partes do carro se prestam para isso ... Cofre do motor nem pensar .. O calor do motor queima a pintura ...

A melhor amostra venda da parte interna das portas, embaixo da forração de curvim ou couro (dependendo do modelo / ano) ... Lá a tinta é grossa e não tomou sol ...

Retire a porta e leve numa casa de tintas decente ... Peça para fazer a tinta como se fosse fazer um retoque ... Quando receber a amostra, pinte uma chapinha e compare ... Volte à loja quantas vezes forem necessárias até acertar o tom ...

Na hora de comparar, se a cor for metálica, talvez vc tenha que aplicar um pouco de verniz na tinta original, para comparar direito ... É difícil comparar uma pintura velha com uma fresquinha ...

Nas fotos 2 exemplos: amarelo enxofre cítrico das Linhas 73 e 74  e Vermelho Verona da Linha 78 ...

Como se vê, o amarelo cítrico além de não ser uma amarelo carregado (é mais pálido) ele tem até uma nuance esverdeada ....

Como alguém pintaria o carro da cor certa se se limitasse a procurar uma cor de catálogo parecida ? Impossível ...

Espero ter ajudado ...

Abraços,

Badolato  





7 comentários:

  1. Importante:

    Linha 81 se encontra a tinta em catalogo da linha VOLKSWAGEN haha.

    Também após formular, peça para quem produziu a formula. Fiz do Branco Polar (linha 70-72) e já cheguei solicitando isto para não falarem que não pedi.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. No meu Dodge (que é branco ipanema de plaqueta) não tem nenhum lugar onde o branco apareça... nem nas portas, nem embaixo do painel, nem no teto!!! Outro dia tirei o suporte de luzes do teto e lá é marrom, como o antigo dono relata que éra a cor original (por que hj é azul...)

    Abs,

    CH.

    ResponderExcluir
  3. o que reparei em alguna dodges é que a tinta aparece, só que esta completamente escondida (?) só tem que procurar direito e não ter preguiça!

    ResponderExcluir
  4. Se alguém fez o branco ipanema me avise,

    ResponderExcluir
  5. amigos por favor me ajudem estou tentando achar a formula ou compos da tinta amarélo enxofre citrico do dodge 73,74 mas nao estou coceguindo , por favor quem ja fez por favor queira me ajudar passando para mim estou com o carro na cidade de apucarana pr pronto p/ pintar mas nao concigo achar o carro é branco e vou mudar para amarelo sei que é abisurdo para alguns mas é que tenho outros dois dodges branco só por isto obgd!!!! meu emais cabelo.pr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Alguém aí já recriou o verde córdoba 74 (G9)? Se sim, segue meu e-mail: ph.germa@gmail.com
    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
  7. fiz uma pesquisa e achei em catalogos americanos o numnero da tinta, segundo fabricante.

    ResponderExcluir