quinta-feira, 11 de novembro de 2010

CONTROLAR !!!!!


Caros,

Não existe nenhum assunto mais em pauta no mundo antigomobilista do que a famigerada CONTROLAR, ou seja, a inspeção de emissões veiculares.

A CONTROLAR é o novo pesadelo dos antigomobilistas que estão sofrendo muito com seus carros, o mercado de carros antigos caiu em torno de 30% segundo relato de alguns comerciantes ...

Eu sou totalmente FAVORÁVEL ao controle das emissões veiculares !!! Moro em São Paulo, adoro morar em São Paulo e não quero sair daqui ... E a poluição, junto com a violência, são as 2 únicas coisas que me incomodam na cidade. O trânsito não me incomoda. E a questão da segurança, depois do crack ter popularizado e democratizado o vício, passou a ser um problema de todo o país, capitais E interior ... Portanto só sobrou a poluição.

Todos os países civilizados tem controle de emissão veicular em vigor !!! E todos esses países civilizados tem liberações dos controles para os carros antigos ...

Veja esta pergunta e resposta de um anúncio de HOJE no Ebay, de um carro anunciado na Pensilvania, EUA:

Q: The car looks awesome. Just wondering are emissions for inspection a problem with this car or does it have classic tags?



A: It has a classic tag, it passed PA safety inspection but does not have to go through emissions testing.

Tradução livre:

Pergunta: O carro está lindo. Gostaria de saber se a inspeção de emissões é um problema para este carro (tinha a mecânica de ummodelo mais moderno, porisso a questão) ou se ele tem as etiquetas de carro clássico ?

Resposta: Ele tem a etiqueta de clássico, passou pela inspeção de segurança mas não precisa passar pelo teste de emissões

Ou seja, esse já é um assunto corriqueiro no primeiro mundo, que não atrapalhou ninguém, que não prejudicou o mercado de antigos, absolutamente nada. Ah, e não é para qualquer carro antigo, é para aqueles que estão certificados como carros clássicos.

Quer dizer que eu estou feliz com a CONTROLAR ? Nem de longe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Temos 2 grandes problemas com a CONTROLAR hoje:

1) Processo imbecil !

Explico. A legislação libera os carros com placa preta da inspeção veicular. Ótimo e justo. Porém para poder transferir o veículo para a categoria COLEÇÃO (Placa Preta), o carro precisa ser aprovado pela CONTROLAR !!!!!?????????????????????????

Ora, se a placa preta é para proteger os carros clássicos das evoluções automobilísticas, como é que ele tem que ser aprovado para depois ser reconhecido como um carro que não precisa ser testado ????? E quem em alguns casos (raros mas existentes), jamais vão passar na inspeção ?????

Depois de uma dessas deveria ser proibido contar piada de português no Brasil !!!!!!!!!!!!

2) Despreparo técnico e falta de educação de parte dos profissionais da Controlar

Tenho ouvido dezenas de relatos de inspetores arrogantes, despeparados, que aceleram o carro sem dó (sendo que não precisam passar de 2500 rpm), fazem terror com itens que não estão sendo avaliados e que demonstram imenso prazer sádico ao ver um antigo ser reprovado. Não podemos generalizar pois temos relatos de inspetores cortêses e que vibravam com os antigos quebrando a monotonia dos preto-prata de plástico ... Mas o número de reclamações tem sido imenso.

Acho que os antigomobilistas devem se organizar para REGULAMENTAR corretamente a CONTROLAR, fazê-la de forma coerente e preparada. Qualquer manifestação CONTRÁRIA a CONTROLAR como um todo não terá respaldo na população não-antigomobilista.

Acredito que o caminho seja a identificação de carros clássicos de forma mais rápida (uma placa preta leva meses), mais barata (hoje gasta-se uma nova transferência para a mudança, pode por milão na conta) e feita nos próprios postos da Controlar com critérios menos rígidos e menos subjetivos do que os da placa preta.

Acho que é por aí ... Na minha humilde opinião de quem tem tido bastante dor de cabeça com a dita cuja !

Abraços,

Badolato


PS - Na CONTROLAR como está hoje, o maior problema é com os Dodginhos, uma vez que o carburador SU tem poucos recursos de ajustes. Com os Dodjões é obrigação passar ... Já passamos vários que bem menos de 6% de CO2. Basta uma descarbonizada no coletor (que é muito bom fazer, independente de controlar) e uma regulada de carburador ... Um dos Dodges aqui, um R/T 72, passou com 0,9% de CO2 !!

14 comentários:

  1. Badolato e amigos. Faço parte do MOPAR CLUBE BRASIL e tenho informações que em 2011 vários outros municípios incluiram a CONTROLAR. Jundiaí, Guarulhos, Osasco, Campinas, devem já ter. E pior para quem estiver em SP ano que vem além da poluição será medido RUÍDO, conforme me falou um técnico da CONTROLAR. Sobre o item 1, este item deve ser levado para a FBVA para esta intervir, estou passando um email para eles e vamos aguardar a resposta.

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  2. Badolato,

    Muito interessante e bem explicativo tópico sobre essa maldição chamada CONTROLAR. Vc. mesmo sabe que eu sou paulistano de nascimento, adoro a minha terra, mas depois de ver tantas mazelas que repetidos governos fizram com a nossa querida cidade decidi emigrar para o Sul, em definitivo. Claro que em breve deverão seguir esse belo "modelo" no país inteiro, porisso vou apressar o processo de requerer placas prtas ao nosso Dart Sumatra e tentar ficar fora dessa verdadeira CHAFURDA...
    Eu também sou plenamente a favor de uma inspeção rigorosa em todos os carros que circulam, independente do ano de fabricação, mas que ao mesmo tempo sejam obedecidas as características originais de cada projeto. Se não for assim, se é pra colocar tudo no mesmo saco, não serve.
    O modelo norte-americano de vistoria seria o ideal, mas num país em que faz maracutaia até pra ganhar mais grana com ENEM, ficamos anos-luz distantes...
    Torço para que essa estória tenha um final feliz, assim como está não tem o menor cabimento...
    Até quando teremos de aturar esses idiotas burocratas com as suas mazelas ???
    Conte comigo no que for possível para mudarmos em definitivo esse nefasto quadro.

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  3. Fala Badolato,

    Eu também estou sofrendo com o Controlar. Meu Dodginho não passa desde junho e estou tendo que mudar a carburação para ele passar. Definitivamente uma grandissíssima M****.

    As vezes da desgosto seguiior as leis neste país. Quanta jabiraca, carro cheio de multa, sem pagar financiamente ou sem condições de rodar vemos nas ruas e nada acontece?

    No meu bairro ainda vejo uns 3 carros com placa amarela circulando e nunca são parados...

    Agora vai andar com uma vistoria atrasada para ver o que acontece...

    Abraços,

    Marcos

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  4. Que bom agora termos também a força do museudodge, para tentar mudar as regras da Controlar!!Uma coisa que eu também acho inadmissível,é o fato de ter também que entregar o carro 10 metros antes da linha de inspeção, para aqueles subordinados dos inspetores que não sabiam nem como engatar o hidramático do meu Polara,já que o botão do engate fica debaixo do topo da manopla(ele nem sabe e nunca viu um Polara!!!).O correto seria o próprio dono,que conhece o seu carro,conduzir o carro até a linha,e obedecer as ordens do inspetor quanto à aceleração,e que não fosse permitida a entrada dessas pessoas em nossos carros,sejam antigos ou novos,até mesmo porque se acontecer algum dano no auto,a Controlar lavaria as mãos!!
    Quanto a marca dos carros,sou testemunha, que eles descriminam sim!!!!Quando levei meu Passat e meu Polara,o tratamento foi bem diferente que quando levei os meus 2 Lincoln,sendo que um deles foi tão venerado que chegaram a tirar 8 fotos do carro e publicaram o mesmo em jornais internos da Controlar,considerando-o como a Pérola da Controlar!!!É claro que eu gostei e muito,mas isso não resolve em nada a encheção de saco e aborrecimento que é essa maldita inspeção!!Tenho um amigo que mora em Miamai há 20 anos,e ele me disse que já teve inspeção lá,mas foi abandonada porque estava dando problemas!!!(Se lá não deu,imaginem aqui!!!)
    Eu amo a natureza,todos os animais do mundo e o meio ambiente num todo,mas o sistema brasileiro não funciona,é tudo feito nas coxas!!!Para finalizar,sou a favor sim do controle de emissão de poluentes,mas tinham que isentar os carros com mais de 30 anos,que são minoria na frota brasileira,independentemente da cor da placa,e aperfeiçoar o sistema já existente!!!!!

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  5. boa tarde amigos,
    infelismente essa falta de critério e bom senso dos nossos administradores está comprovoda, não existe interesse nenhum flexibilizar a lei para antigos, visto que quem faz e uma consecionaria...e que ganha muito bem para isso..!!
    E estamos falando de carro antigo, não de carro velho, infelizmente isso abre margem para maracutaias...
    O quanto movimentamos em dinheiro e em empregos...será que isso não é importante? acho que não!
    olha que eu já vi carro com placa preta, que nem de longe mereceria...
    abços ...

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  6. Olha a resposta ao texto, do Twitter da Controlar ( @controlar )ao lerem o texto do artigo: "@Ford51hot lemos o texto. A Controlar não é responsável pelas Leis que regem a inspeção veicular.Seguimos o q determina a SVMA e o CONAMA". e depois este: "@Ford51hot temos poucas reclamações com relação ao atendimento prestado nos centros de inspeção."

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  7. Este artigo aqui está muito bom também:http://fordhot51.blogspot.com/2010/11/placa-amarela-ja.html
    Temos que nos agigantar e organizar contra esta verdadeira opressão aos antigos.
    http://dodgecoronet1950.blogspot.com

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  8. Já passei pelo CRVA de minha cidade, onde o diretor é um imbecil!
    Disse que meu carro não poderia continuar a ter o motor a diesel, mas também não poderia voltar a ter o 318.
    Isso porque nos documentos consta apenas 84 CV. A solução então seria colocar um motor de Chevette, Gol, Escort perguntei a ele???
    Disse que eu não poderia alterar a potência para mais ou para menos do que está no documento.
    Mas a lei diz que não pode-se alterar para mais ou menos do original do veiculo!!!

    Mas tentar convencer um arrogante de que ele está errado é chover no molhado!

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  9. Para piorar a situação as multas se iniciaram:

    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101112/not_imp638713,0.php

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  10. Temos que lutar e forçar a barra pra nunca mais mexerem com carros antigos! Especialmente Dodges!

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  11. Boa tarde amigos!
    Nós antigomobilistas e os carros antigos não precisamos passar por essa chatice que é inspenção veicular, mesmo porque esses carros rodam bem menos que qualquer carro atual. Com isso, que problema pode causar ao meio ambiente se rodam talvez uma ou duas vezes por mês ou nem rodam?!
    Quanto ao carburador SU do Polara, esclareço que é possivel fazer uma pré-inspeção em oficina mecanica que tenha o mesmo tipo de maquina da controlar para regular o carburador,
    prova disso é que o meu Polara,que agora tem novo dono, passou no teste bem abaixo do permitido.

    Paoluccio.

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  12. Amigos, o que se faz neste país é realmente pífio. Uma roubalheira.
    Qualquer lugar descente que exige que seus veículos respeitem normas de emissões, deve, exigir que respeite as normas vigentes quando foi FABRICADO! Impossível que tecnologias mais obsoletas, tenham o mesmo nível de emissões que as atuais. Isto vale desde a Honda Bis 10cc até um Volvo FH com motor de 13 litros, 520hp, a diesel.
    Os assaltantes de palitó, medem aquilo que aindústria não mede. Medem de forma que a indústria não mede. Logo, usam não importa o quê, para lesar o contribuinte. Digo isto pois meu dia a dia se passa em uma grande montadora, trabalhando com motores, grande parte dela no controle de emissões.
    A indústria do automóvel desenvolve seus carros para respeitar CICLOS PADRONIZADOS, com o motor quente, com catalisador já quente, com o motor COM CARGA.
    O abusurdo que fazem com os veículos, nestas inspeções desastrosas, nem de longe são feitas na indústria. POIS, não existe motor que, no uso cotidiano, é submetido a esta forma com que os larápios fazem.
    Está tudo errado.
    Blog do Garboso.

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  13. Essa Controlar é uma maquina de fazer dinheiro.Todos os veículos com mais de 30 anos deveriam ser excluídos já que são minoria na parcela de carros em SP.
    Deveriam adotar a inspeção no padrão americano

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